Na reunião realizada em 16/03, o GAISPI (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz), aprovou a lista de canais de TV aberta por satélite (TVRO) indicadas para a migração dos sinais da Banda Ku, e a indicação da posição orbital 70° Oeste, para qual deverão ser migrados os canais.
No chamamento público realizado pela Anatel se manifestaram 119 entidades que transmitiam na banda na data de publicação do Edital do 5G e 92 radiodifusores que possuem interesse.
O Gaispi analisou a indicação feita pelos radiodifusores das posições orbitais 70° Oeste (ocupado pelos satélites Star One D2 e C4 da Claro S.A) e a posição 43° Oeste (SKY-B1 da GLA Brasil Ltda). Porém considerando que é inviável a recepção dos satélites nas duas posições orbitais utilizando uma única antena, o grupo decidiu por aprovar a indicação da posição orbital 70° Oeste.
Na decisão também foram levados em consideração o fato de que os satélites localizados na posição 70° Oeste possuírem maior capacidade, serem satélites brasileiros e já operarem em faixas de radiofrequências atribuídas ao Serviço de Radiodifusão por satélite. Desta forma o apontamento das antenas dos domicílios beneficiados pelo kit do cadastro único, deverão apontar para o satélite Star One D2 para a recepção dos sinais em banda Ku.
O Gaispi informou também que não existe proibição de que os sinais também possam ser disponibilizados na posição 43° Oeste, mas que a política pública que irá orientar a atividade da EAF, tanto para a instalação dos Kits de recepção, quanto para a campanha de divulgação será para a posição 70° Oeste.
A votação aprovada pelo Gaispi, teve manifestação favorável dos representantes do Ministério das Comunicações, das proponentes vencedoras dos lotes nacionais de 3,5GHz, das exploradoras de satélites e das vencedoras dos lotes regionais. Manifestaram-se contrariamente à decisão os representantes dos radiodifusores.
Commentaires