O que é uma Antena Parabólica ?

Outro item que faz parte tanto da cadeia de Uplink e Downlink de satélite é a antena parabólica, sendo responsável por concentrar tanto o sinal transmitido, como o recebido, e vamos explicar um pouco melhor como funciona e quais as diferenças.

Uplink de Satélite


Após a saída do guia de onda do HPA, o sinal é transmitido (normalmente por guia de onda, em alguns casos são utilizados cabo coaxial) até o alimentador que fica situado no centro da antena, chamado de ponto focal. O ponto focal da antena pode ser calculado da seguinte maneira:


Onde:

D = Diâmetro da Antena

d = Profundidade da parábola da antena


Ponto Focal = (D*D)/(16*d)


Com esta informação você terá a distância correta que deverá ficar o alimentador para o fundo da antena, desta forma obtendo a melhor intensidade de sinal.

Temos também antenas em que o alimentador fica deslocado do centro, como no caso das antenas offset.


A antena propriamente dita não aumenta o sinal como um amplificador, mas aumenta o sinal recebido, ou transmitido pelo fato de concentrar o sinal em um feixe diretivo, chamamos isso de ganho da antena (é definido em comparação a uma antena que irradiasse igualmente em todas as direções, antena isotrópica, por esse motivo é expresso em dBi). O Ganho da antena pode variar de acordo com o material e o tamanho da antena.


Nas antenas de transmissão temos usualmente os tamanhos de 1,8m 2,4m, 3,6m 4,5 6m 7m 9m 13m e muito mais. Quanto maior a antena, maior é sua diretividade e também é menor o seu feixe. O Feixe é o ângulo de melhor apontamento da antena, para antenas grandes como 9m, 13m ela possui um sistema de posicionador automático para a correção do apontamento, devido as pequenas movimentações que ocorrem durante o dia.

Em um Uplink a polarização de subida é contrária a polarização de descida, desse modo, na mesma antena utilizada para a transmissão do sinal na vertical, é possível ter o retorno para monitoração deste canal na horizontal, e vice-versa. Assim a antena pode ser utilizada para transmissão e recepção. No caso da Banda C para saber qual a frequência de descida é simples, você irá subtrair da frequência de transmissão 2225 MHz, deste modo, terá a frequência de descida do sinal.


Por exemplo um canal que tenha um Uplink na frequência de 5920,75 MHz na polarização vertical, a sua recepção será 3695,75 MHz na polarização horizontal.


Frequência de Descida = Frequência de Uplink – 2225 MHz

Frequência de Descida = 5920,75 MHz – 2225 MHz

Frequência de Descida = 3695,75 MHz


Para a recepção quando utilizamos a mesma antena que está transmitindo é possível receber o retorno do sinal para monitoramento. Quanto maior a antena utilizada, mais alto será o nível de recepção e principalmente, será melhor o C/N, que significa a relação entre o sinal e o ruído recebidos. Para monitoramento e retransmissão de sinais, ter um C/N bom é fundamental.


Para recepções domésticas, utilizamos as antenas para recepção de televisão via satélite em banda C para os canais abertos. O mais utilizado são os canais presentes no Satélite Star One C2. A maioria das antenas são de 1,5m de chapa, ou antenas de 1,5m e 1,7m de tela. Já em banda Ku utilizamos normalmente antenas de 60cm, 75cm, 90cm e 1,5m para receber os sinais das diversas operadoras de DTH, os chamados canais por assinatura, onde os principais provedores via satélite são: Telefônica, SkY, OI, Claro.


As antenas em Banda Ku, são menores em Banda C pelo motivo de que o comprimento de onda em Banda Ku é menos que a metade do comprimento de onda em Banda C. E por este motivo uma mesma antena em banda Ku, possui mais que quatro vezes o ganho que teria em Banda C. Possibilitando assim a utilização de antenas menores.


Hoje também temos a utilização de antenas parabólicas em banda ka, utilizadas principalmente para a recepção de internet via satélite.

26 visualizações
Comtech
UHP Networks
Telefônica/Vivo
Sonda
Embraer
NEC
Polishop
TV Cultura
Canção Nova
Fundação João Paulo II
Rede Vida
eptv
Rede Vanguarda
TV Bahia
TV Clube
Band Vale
SDB Multimidia
Play TV
Fundação Espírita André Luiz
TV Mundo Maior
TV Difusora
TV Diversa
Visiona
Funcate
INPE
Cemaden
Cpqd
Kroton
Rohde&Schwarz
H.Control Telecom
Globalstar
Century
Casablanca
Cromamix
Pro Eletronic
Satron
Tele system
Cabletech
Classic
cobham
Fluxo Soluções Integradas
Kathrein
Nalla Brasil
Advansat
Up2Tech
Sinuta
gvt
Motortech
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram ícone social
  • WhatsApp
Telefone: (12) 3224-1046/3224-1096 E-mail: whcengenharia@whcengenharia.com