Perda Por Inserção e Perda Por Retorno

Você já deve ter ouvido falar nestes temos, porém você sabe o que realmente significam? Venha descobrir agora neste post que preparamos para vocês.


Perda Por Inserção (Insertion Loss), é a perda de sinal que ocorre quando o sinal passa por qualquer meio ou caminho. Isso acontece porque todo material por menor que seja possui uma resistência e faz com que o nível de sinal da saída seja menor do que o nível de entrada. E normalmente e perda por inserção em um cabo por exemplo irá ser maior conforme aumente seu comprimento e sua frequência de utilização.

Por exemplo um cabo RGC-213 de comprimento de 20m, possui uma atenuação de 2,70 dB em 900MHz, se for utilizado em uma frequência de 5800 MHz a atenuação é de 8,20 dB. Isso significa que utilizando este cabo RGC-213 de 20m em 5800 MHz com um sinal de entrada de 0 dBm, o sinal de saída será -8,20 dBm.


Perda Por Retorno (Return Loss) representa a quantidade do sinal que é refletida, ou seja, o quanto do sinal que está sendo transmitido, está voltando. A perda por retorno é causada pelas variações de impedância do meio pelo qual o sinal está sendo propagado.

Quanto maior o valor de perda por Retorno, significa que a quantidade do sinal que está sendo refletida de volta é menor. Por exemplo, 1 cabo que possua perda por retorno de 1 dB, quase 80% do sinal que está sendo transmitido irá retornar e apenas 20% do sinal irá seguir, agora se a perda por retorno for de 20dB, será apenas 1% do sinal que estará refletindo, e 99% do sinal será entregue. Quando maior a potência que será utilizada, mais importante é o valor de perda por retorno no dispositivo a ser utilizado.

Perda por retorno e VSWR, são duas maneiras de medir o descasamento de impedância de um dispositivo, a seguir uma tabela comparativa entre os dois

Normalmente em um dispositivo quando está sendo ajustado, calibrado, conforme é melhorado a perda por retorno, em muitos casos a perda por inserção diminui o valor. Então podemos dizer que um influencia diretamente no outro. Se sua perda por retorno estiver ruim, a perda por inserção também estará ruim.

Um a perda por inserção ruim, pode fazer com que o nível que precisa, não chegue, ou que a qualidade do sinal fique ruim, porem uma perda por retorno ruim, pode até danificar o seu equipamento por conta da potência refletida, então é sempre muito bom verificar as curvas de inserção e retorno de seus dispositivos.





172 visualizações0 comentário
Contato
(12) 3224-1046/3224-1096
whcengenharia@whcengenharia.com
Rua Santo Antônio, 69, Sala 4, Vila Antônio Augusto Luiz, CEP: 12.287-060 Caçapava-SP
21.098.667/0001-49
WHC Engenharia Serviços e Comércio Materiais Elétricos Ltda ME
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram ícone social
  • WhatsApp