Perda Por Inserção e Perda Por Retorno

Você já deve ter ouvido falar nestes temos, porém você sabe o que realmente significam? Venha descobrir agora neste post que preparamos para vocês.


Perda Por Inserção (Insertion Loss), é a perda de sinal que ocorre quando o sinal passa por qualquer meio ou caminho. Isso acontece porque todo material por menor que seja possui uma resistência e faz com que o nível de sinal da saída seja menor do que o nível de entrada. E normalmente e perda por inserção em um cabo por exemplo irá ser maior conforme aumente seu comprimento e sua frequência de utilização.

Por exemplo um cabo RGC-213 de comprimento de 20m, possui uma atenuação de 2,70 dB em 900MHz, se for utilizado em uma frequência de 5800 MHz a atenuação é de 8,20 dB. Isso significa que utilizando este cabo RGC-213 de 20m em 5800 MHz com um sinal de entrada de 0 dBm, o sinal de saída será -8,20 dBm.


Perda Por Retorno (Return Loss) representa a quantidade do sinal que é refletida, ou seja, o quanto do sinal que está sendo transmitido, está voltando. A perda por retorno é causada pelas variações de impedância do meio pelo qual o sinal está sendo propagado.

Quanto maior o valor de perda por Retorno, significa que a quantidade do sinal que está sendo refletida de volta é menor. Por exemplo, 1 cabo que possua perda por retorno de 1 dB, quase 80% do sinal que está sendo transmitido irá retornar e apenas 20% do sinal irá seguir, agora se a perda por retorno for de 20dB, será apenas 1% do sinal que estará refletindo, e 99% do sinal será entregue. Quando maior a potência que será utilizada, mais importante é o valor de perda por retorno no dispositivo a ser utilizado.

Perda por retorno e VSWR, são duas maneiras de medir o descasamento de impedância de um dispositivo, a seguir uma tabela comparativa entre os dois

Normalmente em um dispositivo quando está sendo ajustado, calibrado, conforme é melhorado a perda por retorno, em muitos casos a perda por inserção diminui o valor. Então podemos dizer que um influencia diretamente no outro. Se sua perda por retorno estiver ruim, a perda por inserção também estará ruim.

Um a perda por inserção ruim, pode fazer com que o nível que precisa, não chegue, ou que a qualidade do sinal fique ruim, porem uma perda por retorno ruim, pode até danificar o seu equipamento por conta da potência refletida, então é sempre muito bom verificar as curvas de inserção e retorno de seus dispositivos.





23 visualizações
Comtech
UHP Networks
Telefônica/Vivo
Sonda
Embraer
NEC
Polishop
TV Cultura
Canção Nova
Fundação João Paulo II
Rede Vida
eptv
Rede Vanguarda
TV Bahia
TV Clube
Band Vale
SDB Multimidia
Play TV
Fundação Espírita André Luiz
TV Mundo Maior
TV Difusora
TV Diversa
Visiona
Funcate
INPE
Cemaden
Cpqd
Kroton
Rohde&Schwarz
H.Control Telecom
Globalstar
Century
Casablanca
Cromamix
Pro Eletronic
Satron
Tele system
Cabletech
Classic
cobham
Fluxo Soluções Integradas
Kathrein
Nalla Brasil
Advansat
Up2Tech
Sinuta
gvt
Motortech
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram ícone social
  • WhatsApp
Telefone: (12) 3224-1046/3224-1096 E-mail: whcengenharia@whcengenharia.com