top of page

Atenuação 0 do HPA e não da potência ! Está com problema ?

Em um sistema redundante 1:1 onde trabalhos com 2 HPAs, o nível de entrada dos 2 HPAs é o mesmo, porém o nível de saída não necessariamente será o mesmo, sabe porque ? Pois existe a diferença de ganho !

Os HPAs possui ganhos diferentes um do outro, portanto em alguns casos a atenuação dos 2 está em 0, sendo que um HPA está na potência máxima e o outro uns 5 dBm abaixo, e como resolver este problema ? Será que o HPA está danificado ?

Em alguns casos não existe problema nenhum, é apenas um erro de configuração, onde subindo o nível do modulador e equilibrando a atenuação de cada HPA é possível deixar os dois com a mesma potência de saída.

No caso da foto, o HPA A, esta com 0 de atenuação e 45 dBm de saída, enquanto o o HPA B, com 0 de atenuação está com 50 dBm. A solução foi subir o nível do modulador, ajustando a potência de saída do HPA aumentando a atenuação. É sempre importante deixar uma margem de trabalho quando possível, e nunca trabalhar com 0 atenuação, pois em caso de problema existe margem para compensação!


Após o ajuste os dois HPAs ficaram com 50 dBm de potência de saída, o HPA A com 5 de atenuação e o HPA B com 11.2. O que isto significa ? Os dois HPAs atingem a mesma potência porém o HPA B, possui um ganho maior do que o HPA A, ou seja para atingir a mesma potência, o HPA A precisa de um nível de entrada maior, porém não significa que ele está com problema e sim que possui um ganho menor do que o outro!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page