O Que É Impedância


Vamos começar pelo conceito de impedância que é: a medida da capacidade de um circuito de resistir ao fluxo de uma determinada corrente elétrica quando se aplica uma certa tensão elétrica em seus terminais. Em outras palavras, impedância elétrica é uma forma de medir a maneira como a eletricidade "viaja" em cada elemento químico. Todo elemento, do isopor ao titânio possui uma diferente impedância elétrica, que é determinada pelos átomos que compõem o material em questão. Obviamente, alguns materiais terão maior impedância comparado a outros, de menor impedância.

É comum confundir impedância com resistência, principalmente porque o segundo é um dos fenômenos que criam o primeiro, mas não o único. Resistência é uma propriedade dos materiais utilizados nos componentes que causam “perda” da energia contida na corrente. No entanto, em alguns casos, esses componentes não “gastam” essa energia, mas oferecem uma forma de impedimento à essa passagem, o que é chamado de reatância. Quando somamos resistência com reatância temos a impedância em um sistema.

Cada placa, circuito possui sua própria impedância, portanto uma placa que possui uma trilha com X de largura, possui determinada impedância, e a mesma placa com uma trilha de 2X de largura possui uma impedância completamente diferente. E a impedância varia de acordo com a espessura, largura, tipo de material, e todas as características que compõem a placa do circuito.

Em alta frequência todos os elementos de um circuito podem alterar e influenciar o funcionamento do circuito. Portanto se você coloca um conector de 75 ohms em uma placa de 50 ohms, suas perdas por inserção e retorno irão aumentar consideravelmente pois este circuito se encontra descasado, desta forma você não obterá um bom funcionamento do circuito.

A impedância é um ponto tão importante que em alguns casos, mudanças de temperatura no circuito, ou alterações podem trazer um descasamento das trilhas que podem mudar as características do circuito e danificar componentes e equipamentos, pelo fato de aumentarem a perda por retorno, aumentando a potência que irá retornar ao seu equipamento.

Portanto a impedância é um ponto muito importante dos circuitos e equipamentos de RF.

E você o que achou deste material? Deixe suas dúvidas e seus comentários.

136 visualizações
Comtech
UHP Networks
Telefônica/Vivo
Sonda
Embraer
NEC
Polishop
TV Cultura
Canção Nova
Fundação João Paulo II
Rede Vida
eptv
Rede Vanguarda
TV Bahia
TV Clube
Band Vale
SDB Multimidia
Play TV
Fundação Espírita André Luiz
TV Mundo Maior
TV Difusora
TV Diversa
Visiona
Funcate
INPE
Cemaden
Cpqd
Kroton
Rohde&Schwarz
H.Control Telecom
Globalstar
Century
Casablanca
Cromamix
Pro Eletronic
Satron
Tele system
Cabletech
Classic
cobham
Fluxo Soluções Integradas
Kathrein
Nalla Brasil
Advansat
Up2Tech
Sinuta
gvt
Motortech
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram ícone social
  • WhatsApp
Telefone: (12) 3224-1046/3224-1096 E-mail: whcengenharia@whcengenharia.com
WHC Engenharia Serviços e Comércios Ltda ME - CNPJ: 21.098.667/0001-49 - Rua Santo Antônio, 69 Sala 4, Caçapava - SP CEP: 12.287-060
Termos de Condição e Uso         -         Política de Privacidade         -         Política de Devolução e Troca         -         FAQ