O Que é Telecomunicações

Atualizado: 5 de Ago de 2019

Muitas vezes já ouvimos o termo telecomunicações, telecom, e todos conhecemos um pouco e sabemos algumas áreas de atuação, mas vamos conhecer mais a fundo sobre o que é telecomunicação ?


Telecomunicação vem do Grego "Tele" que significa distância, longe. Então telecomunicação é denominado para os tipos de comunicação a distância. Consiste na transmissão de uma mensagem de um ponto ao outro, geralmente de forma bidirecional, onde os dois lados transmitem e recebem informações, por exemplo, telefonia fixa e móvel, rádio, TV a cabo, internet entre outros muitos meios de comunicação.


As telecomunicações sugiram para suprir a necessidade do ser humano de se comunicar a distância em qualquer lugar do mundo. É graças as telecomunicações que é possível enviar a homem a lua, e continuar a ter comunicação e é através das telecomunicações que o homem terá a capacidade de conhecer o mundo ao seu redor, conhecer os planetas vizinhos e não há limitação para a comunicação.


James Clerk Maxwell


James Clerk Maxwell um físico inglês implementou as bases para o desenvolvimento da telecomunicação, com o conceito de onda eletromagnética para descrever através das matemáticas a interação entre eletricidade e o magnetismo. Maxwell afirmou que era possível propagar ondas pelo espaço livre, utilizando descargas elétricas, que foi comprovado por Heinrich Hertz em 1887.




As telecomunicações começaram a se desenvolver na primeira metade do século XIX, com o telégrafo elétrico, que permitia enviar mensagens com letras e números. Em seguida surgiu o telefone que acrescentou a possibilidade da comunicação com voz. As ondas de rádio, trouxeram a comunicação sem fio que revolucionou os hábitos da humanidade.

As inovações não param, os modens possibilitaram a transmissão de dados entre computadores e outros dispositivos, constituindo assim o ponto de partida para a internet e outras redes informáticas. Os celulares juntamente com a internet mudaram completamente a forma como nos comunicamos e interagimos com o mundo inteiro, facilitando o acesso transmitindo as informações em velocidades inimagináveis.


O Conceito de um sistema de telecomunicações é o seguinte: a informação transmitida é convertida em sinais elétricos, que são tensões elétricas que variam com o tempo, para que possam transmitir pelo sistema até chegar ao destino, a recepção, onde os sinais elétricos são convertidos em informação novamente.Os sinais podem ser analógicos ou digitais.


Os sinais analógicos são gerador por transdutores que são dispositivos elétricos capazes de converter um tipo de energia. Eles convertem informações em sinais analógicos e o contrário sinais analógicos em informações. Um exemplo é o microfone, um dispositivo transdutor que quando uma pessoa fala ao microfone, ele converte a voz da pessoa em sinais analógicos, que são sinais elétricos oscilantes, que percorrem o cabeamento e circuito elétrico do sistema de som até chegarem aos auto-falantes. Os auto-falantes recebem os sinais analógicos e convertem em ondas sonoras novamente.


Os sinais digitais são gerados por dispositivos eletrônicos digitais, tais como circuito integrados: chips, microprocessadores e outros componentes. Os sinais digitais são pulsos elétricos binários, que variam entre os bits 0 ou 1. O bit 0 significa ausência de tensão elétrica, e o bit 1 significa que há tensão elétrica.





185 visualizações0 comentário