top of page

O que é um IRD

Atualizado: 1 de abr. de 2022

Continuando com a nossa série sobre Downlink ou Recepção Via Satélite, os principais itens são, a Antena parabólica, o LNB, e o IRD. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o seu funcionamento.


IRD (Integrated Receiver Decoder, traduzindo para o português Receptor Decodificador Integrado), ele primeiro recebe o sinal via satélite em que a frequência foi convertida pelo LNB, e decodifica este sinal para que possamos enfim ter acesso ao conteúdo daquele canal.


Os receptores, independente da frequência de recepção que está sendo utilizada, seja em Banda Ku, ou Banda C, recebem o sinal na faixa de frequência entre 950 – 2150 MHz. O LNB é o responsável pela conversão e amplificação do sinal recebido pela antena para esta faixa de frequência em Banda L, para que o IRD possa identificar e decodificar o sinal recebido. Na série de posts sobre o Uplink de satélite, nós explicamos sobre o encoder, responsável por juntar os sinais de áudio e vídeo, dar forma e empacotar este sinal. Então quando o sinal em Banda L chega no receptor, ele está recebendo estes pacotes, e para que possamos ter acesso ao conteúdo deste pacote é necessário decodificar este sinal, desempacotar esse sinal para então termos acesso aos sinais de áudio e vídeo presentes naquele pacote.


Para que essa decodificação seja realizada precisamos fazer uma série de configurações no IRD, tais como:


- Oscilador Local do LNB

- Frequência do Canal

- Polarização do Canal

- Symbol Rate

- Tecnologia (DVB-S ou DVB-S2)

- Modulação

- FEC

- PID Vídeo, PID Áudio (na maioria dos casos o IRD encontra automaticamente).


Normalmente estas informações são as utilizadas para que o IRD possa encontrar e decodificar o canal procurado. Um erro em qualquer uma destas informações é o suficiente para que você não consiga abrir o canal.


Então com um IRD é possível abrir qualquer canal?


Não, o IRD possibilita que você receba este canal, desempacote, porém alguns canais possuem chaves de criptografias, que somente possuindo estas chaves que você pode ter acesso ao conteúdo codificado deles.


O IRD é muito usado para monitoramento de Uplink de sinais via satélite, e também utilizados na retransmissão de sinais, já que a sua saída pode ser sinais, de vídeo composto, sdi, hdmi e áudio.


723 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page