top of page

Principais Componentes da Estação Terrena - Redes VSAT

Foto do escritor: Willian NogueiraWillian Nogueira

Atualizado: 5 de fev. de 2024

Uma estação terrena de rede VSAT (Very Small Aperture Terminal) é composta por vários componentes que trabalham juntos para fornecer acesso à rede de satélite.


Aqui estão os principais componentes de uma estação terrena de rede VSAT:

Antena: é a peça responsável por captar e transmitir sinais de satélite. As antenas VSAT são geralmente pequenas, com diâmetros entre 60 cm e 1,2 metros, e estão disponíveis em vários designs, como parabólicas, planares e esféricas.


Block Upconverter (BUC): Conversor de Subida em Bloco converte o sinal radiofrequência em frequência intermediária recebido do Modem para a frequência de operação na comunicação via satélite entregando esse sinal à antena com a potência necessária para o funcionamento do enlace de subida para o satélite.


Low Noise Block: Conversor de Descida em bloco que amplifica o sinal recebido da antena e o converte para uma frequência intermediária que será enviada ao Modem.


Modem satélite: é o componente que insere um fluxo de sinal digital em um sinal de radiofrequência IF (Frequência Intermediária) enviando BUC para ser transmitido antena e recebe o sinal radiofrequência proveniente do LNB após ser captado pela antena e extrai o fluxo digital, permitindo que a estação terrena de rede VSAT se comunique com o satélite. É chamado de Modem pois dentro de um mesmo equipamento realizada 2 funções, modulador e demodulador.


Roteador: é o dispositivo que permite que vários dispositivos se conectem à uma rede de computadores.




382 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EIRP de Subida: Um Guia Técnico Detalhado

A Potência Isotrópica Radiada Efetiva (EIRP) de subida é um parâmetro crítico nas comunicações via satélite, representando a potência que...

Comments


bottom of page