top of page

Como Reduzir Custos e aumentar a confiabilidade do Uplink de Satélite

Atualizado: 16 de fev. de 2022

Após um longo ano, cheio de eventos, notícias, shows, jogos, congressos e muitas horas de programação é muito importante a preventiva e a revisão dos equipamentos de seu Uplink de satélite.

Em um Uplink móvel é possível fazer a revisão de seus equipamentos, como modulador, up converter, e hpas quando não estão em operação, sempre importante revisar as entradas e saídas de ar, verificando se não há nada obstruindo a passagem de ar e aumentando sua temperatura de operação. Durante sua operação é importante ter registros de temperatura que os equipamentos trabalham normalmente, e alguns equipamentos possuem indicações das tensões da fonte de alimentação. É importante também manter registros pois pode facilitar uma possível indicação de um problema futuro.

Em um Uplink de satélite fixo deve-se manter constantes medições de parâmetros como temperatura de operação, potência de saída, corrente, todos estes parâmetros lhe dará um valioso histórico de seu equipamento. Em um Uplink fixo que trabalhamos, analisamos diversos parâmetros e colocamos e passamos os valores em gráficos afim de monitorar a degradação e variação dos equipamentos. Além de monitorar o Uplink, monitoramos também os níveis de nossa recepção, afim de antecipar qualquer perda de sinal de alguma retransmissora. Existem problemas que só podemos perceber na recepção e não na transmissão.

Importante agendar janelas para realizar preventivas e limpeza dos equipamentos, afim de evitar paradas inesperadas no sistema.

Revisões e limpezas nos equipamentos devem ser realizadas pelo menos 1 vez ao ano para equipamentos que operam em local fechado e limpo e climatizado, para equipamentos que trabalham expostos ao tempo, devem ser realizadas no mínimo 2 vezes ao ano, dependendo do local até 4 vezes por ano, pois o acúmulo de pó na ventoinha pode danifica-la e superaquecer o equipamento.

Além de diminuir o tempo do Uplink fora de funcionamento, reduzir custos de locação de equipamentos emergenciais, a manutenção preventiva tem um valor de 30% a 90% mais barato que uma manutenção corretiva, ou seja, traz uma economia e confiabilidade no sistema muito grande.



Como diz o ditado é melhor prevenir do que remediar.


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page