top of page

Potência Linear, Ponto de Compressão, Potência de Saturação, Amplificadores SSPAs/TWTAs

Atualizado: 5 de fev.

Hoje vamos explicar alguns termos utilizados em amplificadores, como:

- Potência Linear; - Potência de Saturação; - Ponto de Compressão.

Vocês já devem ter ouvido, quando falamos de amplificadores sobre potência linear, potência de saturação e o ponto de compressão do equipamento, mas afinal você sabe o que significa esses termos?


Vou explicar para vocês.

Potência Linear:

É a região onde indicamos que você trabalhe com seu o equipamento, que é quando o nível de entrada correspondente com o nível de saída, por exemplo, você aumenta 1 dBm na entrada no seu equipamento, correspondente vai aumentar 1 dBm na saída , você aumenta mais um ele vai aumentar na saída também, porque ele está trabalhando na região linear onde ele vai corresponder perfeitamente.

Ponto de Compressão de 1dB:

É quando o amplificador baixa 1dB do seu ganho, você precisa aumentar 2 dBm na entrada para que aumente 1 dBm na saída, porque ele começa a diminuir o ganho dele, então já não é a região onde você deva trabalhar, você já deve ter uma atenção maior.

Potência de Saturação:

É a potência máxima que o equipamento pode atingir, você pode aumentar o nível de entrada que ele não vai aumentar a potência de saída, pelo contrário ele pode até diminuir a potência de saída.

Tivemos alguns casos de clientes que estavam em operação e reclamaram que a potência do HPA estava baixa, nós consultamos o nível de entrada que por sinal estava muito alto , então sugerimos para que eles reduzissem o nível de entrada, ele nos questionou o porquê se a potência já estava baixa , só que como ele já tinha passado da região de saturação do equipamento ele começou a abaixar a potência de saída, então conforme foi reduzindo o nível de entrada e voltando para a região linear do equipamento. Reduzindo ao nível de entrada o equipamento aumentou a potência de saída.


Por isso é muito importante você saber o que significa esses três termos, e o mais importante conhecer a especificação do seu equipamento , porque assim você vai conseguir saber quais são essas três regiões para poder trabalhar sempre na região linear do equipamento que é o que recomendamos sempre, trabalhar na região linear, pois é nela que você terá um regrowth melhor, C/N melhor e a qualidade do seu sinal vai ser melhor. Agora se você trabalhar no ponto de compressão ou na região de saturação serão situações mais extremas, o equipamento vai estar numa situação mais extrema e a qualidade vai ser pior, porque as especificações dos equipamentos sempre considerada a utilização na região linear.

Portanto é muito importante se atentar nestes três termos, porque por exemplo um equipamento de 4000W com válvula TWT, a potência de 400W é a potência de saturação dele, já a potência linear que vai poder utilizar efetivamente é menor, inclusive por questões o recuo, regrowth e vários outros motivos.


É importante conhecer seu equipamento, conhecer a especificação dele para poder trabalhar sempre na região linear do seu amplificador que você vai ter uma qualidade de sinal melhor e também vai prolongar a vida útil do seu equipamento. Isso que queríamos trazer neste vídeo para vocês, em breve teremos mais vídeos, com mais temas.


Se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema pode deixar em nossos comentários e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.




388 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page