Você Conhece a diferença entre um LNB e um LNBF ?

Por diversas vezes já ouvimos os termos LNB, LNBF afinal você sabe quais são as diferenças e para que servem? Neste post vamos esclarecer tudo que você precisa saber sobre estes dois itens muito importantes na recepção via satélite.


LNB (Low Noise Block Converter– Conversor de baixo Ruído), os LNBs possuem entrada de sinal em guia de onda, e são utilizados junto com um alimentador, desta forma o alimentador é posicionado em apenas uma polarização (Vertical, Horizontal) se utilizado um alimentador simples (em instalações profissionais) quando utilizador um alimentador duplo, é necessário a utilização de 2 LNBs (Esta configuração é a mais usada em recepções profissionais de vários sinais). Em instalações caseiras pode ser utilizado um alimentador simples com polar rotor, e 1 LNB, desta forma a modificação de polarização é feita pela mudança da posição da probe. Por ser um Block Converter o sinal de entrada é recebido na frequência em Banda C, ou Banda Ku por exemplo, e sua saída é em banda L, ou seja, o sinal de entrada possui frequência diferente do sinal de saída.


LNBF (Low Noise Block Converter Feed Horn – Conversor de baixo ruído com alimentador) já possui o alimentador embutido e já recebe os sinais nas duas polarizações, alternando a polarização alternando a tensão de alimentação ou o Oscilador Local.


Agora vamos esclarecer algumas perguntas:


Para que servem?


Os LNBs, ou LNBFs são utilizados na recepção de sinais via satélite, eles amplificam o sinal recebido pela antena, convertem a frequência e elevam a um nível em que o receptor possa receber e distinguir estes sinais de forma correta.


Porque Baixo Ruído?


Todo o elemento ativo (que possui tensão de alimentação) inserido na linha de recepção injeta ruído no sistema. Todo sinal possui não somente o sinal desejado, mas também um patamar de ruído que podemos chamar de “sujeira”. Para que o sinal recebido tenha a melhor qualidade possível, deve-se ter uma boa relação de C/N, que é a relação entre o sinal recebido e o nível de ruído. Pois não adianta termos um bom nível de recepção se este nível for muito ruidoso, desta forma o receptor não conseguira distinguir os sinais, e não abrirá os canais.


Como é a Conversão de Frequência?


A frequência de entrada é normalmente Banda C, ou Banda Ku, e a frequência de Saída é em banda L, porém como funciona esta conversão? O sinal de entrada é misturado com um Oscilador Local, que é um sinal de referência que é utilizado para subtrair ou adicionar ao sinal de entrada, desta forma temos a frequência de saída, diferente da frequência de entrada.


Em que situação são utilizados?


Normalmente os LNBFs são utilizados em recepções caseiras, pelo seu baixo custo de aquisição, já os LNBs são mais comuns em recepções profissionais, por possuírem maior estabilidade e menor ruído.

Espero que agora não tenham dúvidas de quais são as diferenças entre um e outro, e se tiver mais alguma dúvida deixe nos comentários, que responderemos sua dúvida.

#whc #whcengenheria #suasoluçãoemrf #lnb #lnbf #norsat

147 visualizações
Comtech
UHP Networks
Telefônica/Vivo
Sonda
Embraer
NEC
Polishop
TV Cultura
Canção Nova
Fundação João Paulo II
Rede Vida
eptv
Rede Vanguarda
TV Bahia
TV Clube
Band Vale
SDB Multimidia
Play TV
Fundação Espírita André Luiz
TV Mundo Maior
TV Difusora
TV Diversa
Visiona
Funcate
INPE
Cemaden
Cpqd
Kroton
Rohde&Schwarz
H.Control Telecom
Globalstar
Century
Casablanca
Cromamix
Pro Eletronic
Satron
Tele system
Cabletech
Classic
cobham
Fluxo Soluções Integradas
Kathrein
Nalla Brasil
Advansat
Up2Tech
Sinuta
gvt
Motortech
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram ícone social
  • WhatsApp
Telefone: (12) 3224-1046/3224-1096 E-mail: whcengenharia@whcengenharia.com