top of page

Você sabe o que significa, e o que fazer em cada alarme do TWTA? Aprenda agora

Atualizado: 1 de abr. de 2022

Os amplificadores de potências HPAs TWTAs da série Xicom XTRT possuem uma série de alarmes de falhas e sistemas de segurança projetadas especificamente para proteger a válvula TWT de danos.


Abaixo apresentamos a lista com os principais alarmes encontrados nos TWTAs da Comtech Xicom, juntamente com o seu significado e as possíveis ações de correção.


As falhas podem ser separadas nas seguintes categorias:


  • Falhas relacionadas à Fonte de Alimentação.

  • Falhas relacionadas a RF.

  • Falhas de Interlock.

  • Falhas selecionáveis de Software

Falhas na Fonte de Alimentação: São geradas pela fonte de alimentação de alta tensão e não podem ser anuladas.


Lowline Fault: Quando a fonte de alimentação detecta uma tensão de linha de entrada baixa. Isso geralmente é o caso de um circuito de correção do fator de potência (power factor corrector) danificado. No entanto, a tensão da linha de entrada AC deve ser verificada se está adequada para o amplificador. Está uma falha de auto-compensação de forma que as quedas momentâneas de energia não travem o amplificador em um modo não operacional.


Helix Current Fault (Latched): Quando a fonte de alimentação detecta corrente de Helix alta no TWT, ele desliga a alta tensão e tenta religá-lo. Se a falha persiste por 3 ciclos OFF/ON, o circuito de falha desliga a alimentação de alta tensão.

High Voltage Overvoltage: Quando a alta tensão está sendo aplicada ao TWT está elevada, acima do limite máximo seguro para a operação do equipamento.


High Voltage Undervoltage: Quando a alta tensão está sendo aplicada ao TWT está abaixo do adequado, ou seja, abaixo do limite mínimo seguro para a operação do equipamento.


TWT Over Temperature: A falha de temperatura excessiva desligará a alta tensão, o que irá consequentemente, permitir que o TWT esfrie. Quando o TWT esfriar para uma temperatura segura de operação, a alta tensão será restaurada.


OBS: Uma falha de temperatura excessiva indica a necessidade de ação de manutenção imediata, pois é possível indicação de falha da ventoinha ou passagem de ar bloqueada.


Falhas de RF: São falhas geradas na cadeia de RF, e são projetadas para proteger o TWT e a cadeia de RF de danos.


VSWR Fault: Quando o amplificador detecta um descasamento de impedância na saída de RF em excesso de 2:1 (Perda por retorno < 9.5 dB). Verifique os guias de onda e os encaixes dos mesmos, e a entrada VSWR da carga de RF no amplificador.


W/G Arc Fault: Quando um detector interno detecta um arco no guia de ondas. Esta falha inibirá o RF e desligará a alta tensão para o TWT. Na maioria dos casos, esta falha irá requerer manutenção, pois os arcos no guia de onda geralmente tendem a depositar traços de carbono na superfície interna do guia de onda.


Atenção: O reset excessivo dessas falhas pode causar danos ao TWT !


Overdrive Fault: Quando o amplificador detecta uma condição de alto nível de RF na entrada.


Up Converter Fault: Esta falha ocorre quando o conversor de subida integrado ao equipamento perde o lock do sinal. Isso geralmente é uma indicação de uma perda do sinal do oscilador de referência. Os amplificadores da série Xicom XTRT têm osciladores de 10 MHz integrados. Se um oscilador externo for necessário, verifique a integridade do sinal na entrada do amplificador.


Esta falha está presente apenas em amplificadores com conversores de subida integrado.


Falhas de Interlock: São geradas por um fechamento de contato (ou falta dele) em um circuito interno e externo.


Cover Interlock Fault: Indica que uma chave da tampa interna está aberta.


External Interlock Fault: Indica a conexão dos pinos de desbloqueio (jumper) no conector de interface auxiliar no painel traseiro em aberto.


Falhas selecionáveis por software: São gerados pela configuração de um nível de falha ou alarme no menu de configuração.


Maximum Power Alarm/Fault: Indica que a saída de energia de RF excedeu o limite do nível selecionado.


Minimum Power Alarm/Fault: Indica que a saída de energia de RF caiu abaixo do nível selecionado.


Maximum Reverse Power Alarm/Fault: Indica que a potência de RF refletida foi excedida o limite do nível selecionado.

Estes são os principais alarmes dos amplificadores da série Xicom XTRT. Com estas informações sua equipe técnica saberá lidar melhor nas futuras ocorrências, e conte com a equipe da WHC Engenharia que é um Service Center autorizado da Comtech Xicom, que podem auxiliá-lo com suporte, dicas, além de manutenção e vendas de equipamentos, e spare parts.


119 visualizações0 comentário
bottom of page