top of page

OverTemp no HPA (Alta Temperatura da Válvula TWT) - Como Resolver

Atualizado: 1 de abr. de 2022

Oii pessoal sou Willian da WHC Engenharia, vim dividir um caso com vocês. Você sabe o que significa a falha OverTemp e como pode resolver?

O Problema: Há um tempo atrás conversei com um de nossos clientes que informou que estava com um problema no HPA dele, estava apresentando uma falha e perguntamos qual o problema apresentado, e foi informado que o HPA estava indicando a falha OVER TEMP. Ele possui um XTRD 200C, amplificador da Comtech Xicom de 200 Watts valvulado, e a falha indicada era na realidade alta temperatura da válvula.



O que foi feito para solucionar o problema: Primeiramente foi aumentada a refrigeração externa do equipamento para esfriar a temperatura e sair da falha, pois o equipamento estava em operação para não ocorrer o risco de cair a transmissão e ele conseguiu diminuir a temperatura mexendo um pouco no ambiente, colocando um ventilador para resfriar o equipamento. Quando chegamos no local para realização da manutenção do equipamento, fizemos na madrugada na janela de manutenção para causar menor impacto na transmissão. Primeiramente tiramos o equipamento do ar retirando o HV On, esperamos ele esfriar e desligamos. Ao abrir o equipamento notamos que estava muito sujo, a entrada de ar estava completamente suja, não tinha como entrar ar para refrigeração.





Então por estes motivos o que aconteceu, como não havia entrada de ar e o equipamento estava muito sujo e não tinha circulação de ar, a temperatura interna do equipamento começou a subir. Nesse período agora que estamos, muito quente , as questões de temperatura de equipamento começam a afeta ainda mais então o que foi feito: Abrimos o equipamento e limpamos a entrada de ar que ficou praticamente irreconhecível, fizemos a manutenção preventiva aquela limpeza do equipamento, desobstrução , retirar o pó, limpar, normalmente quando o equipamento fica sujo dessa forma, fica internamente preto de pó de sujeira, então pegamos o compressor de ar e fizemos a limpeza do equipamento, fechamos novamente o equipamento. E como nosso cliente não tinha muito tempo, externamente, nós incluímos mais uma ventoinha para garantir o funcionamento para que não voltasse a falha de OVER TEMP, depois destas ações o problema foi resolvido.

Quando o cliente nos ligou ele apresentava uma temperatura de 98°C e quando chegamos no local mais a noite estava 78°C a temperatura do HPA, após a limpeza que fizemos a temperatura de operação ficou em torno de 55°C e 58°C, uma redução de 20°C da temperatura do equipamento que faz muita diferença.


Principalmente conforme o aumento da temperatura também pode afetar o sinal de saída, os “ombros” regrow fica pior e começa a piorar o sinal. É muito importante ter a atenção de como está a circulação de ar do seu HPA, sempre importante verificar se a entrada se não está com muita sujeira, muito pó, se tem alguma folha obstruindo a circulação. Tem alguns clientes que chegam a colocar uma telinha fininha para proteção, porem as vezes acaba juntando pó ou algo ali que acaba interrompendo a entrada de ar. É muito importante ficar atento com isso e realizar sempre a manutenção preventiva, tem locais que a cada 6 meses se abre o equipamento e está sujo, pois é local que junta muito pó, em alguns locais uma vez por ano já resolve, então verifiquem a saída de ar, verifiquem circulação de ar, a saída da ventoinha se a esta com uma boa pressão, as vezes é necessário a troca da ventoinha.

Pontos importantes a serem analisados pois as vezes com algum descuido podem interromper sim sua transmissão. Esse nosso cliente inclusive nos acionou em um domingo, nós fomos até lá, resolvemos o problema do cliente, a operação ficou funcionando normalmente.

Equipamento com OverTemp, o que fazer? Se você tem algum equipamento da Xicom ou qualquer outro HPA que apresentar OVER TEMP quer dizer: alta temperatura da válvula. Neste caso os pontos para ser analisados são:

- Entrada de ar;

- Saída de ar;

- Ventoinhas: se a ventoinha está funcionando ou não, se colocar a mão na saída de ar e não sair vento nenhum é a ventoinha que esta com problema , as vezes esta saindo ar, mas o ar esta fraco, não é o suficiente para esfriar o equipamento , então esses são os principais pontos a serem analisados.

Outro ponto que ajuda muito é quando o equipamento trabalha em sala climatizada.

Viemos compartilhar esse fato que aconteceu, para dividir um pouco de conhecimento, o que nós fizemos, o que foi feito, o que você pode fazer se acontecer com você para solucionar seu problema. Qualquer dúvida deixe nos comentários. Estaremos sempre disponíveis para dividir com vocês nossos conhecimentos, fatos que ocorrem no dia a dia, pois quem trabalha em campo sabe que é sempre bom compartilhar experiências.





131 visualizações2 comentários
bottom of page