O Que é Frequência ?

Ouvimos a palavra frequência diversas vezes em nosso cotidiano, mas o que significa ? O que representa essa grandeza ? Você vai descobrir isso agora!


Qual a definição de Frequência ? A Frequência é uma grandeza da física, correspondente ao número de ações de um evento em um espaço de tempo que pode ser segundos, minutos, horas, entre outros. Um dos exemplos da utilização da frequência na física é o estudo das ondas eletromagnéticas, ou seja a quantidade de oscilações em um determinado tempo é a sua frequência, medida por Hertz (Hz).




A unidade de medida de frequência Hertz é uma homenagem o cientista físico alemão Heinrich Hertz, que provou o que há muito tempo havia sido previsto por Maxwell, a radiação eletromagnética, como se propagavam e como controlar sua frequência. Para provar esta teoria Hertz criou o receptor antena Hertz e o emissor de onda UHF.




Como calcular a frequência ?


Período: Tempo necessário para o ciclo de uma onda completa. É representada pela letra "T" e a unidade de medida é o "s" (segundos).

Então,


F = 1/T ou T = 1/F


Comprimento de Onda: O tamanho da onda é calculado de crista a crista de onda, do início ao final do período ou de um vale ao outro. As cristas são o ponto mais alto da onda, os vales são os pontos mais baixos. O comprimento de onda é representado pela letra grega Lambda λ e a unidade de medida é o "m" (metros).

Então,


λ = V/F


Velocidade: A velocidade de uma onda é determinada pela distância percorrida sobre o tempo gasto, representada pela letra V e a unidade de medida é o "m/s" (metros por segundo).

Então,


V = λ/T ou V = λ * F


Amplitude: A altura da onda é calculada do eixo até a sua crista. Quanto maior a amplitude, maior pode ser a quantidade de energia transportada por uma onda. Representada pela letra A.




293 visualizações0 comentário