top of page

O que é um Up Converter

Atualizado: 1 de abr de 2022

O próximo equipamento utilizado em nosso Uplink de satélite é o Up converter. Ele é utilizado para deixar a frequência de saída do modulador na frequência de entrada do HPA. Isso acontece porque alguns moduladores possuem saída em 70 MHz, e não em banda L, e não são todos os HPAs que possuem um Up converter (buc) interno, necessitando assim a conversão da frequência externamente.

Podemos separar ao Up converters em dois tipos diferentes, um deles possui o oscilador local fixo, já o outro possui o oscilador local variável, e vamos explicar a diferença deles para vocês.

Vamos começar com um up converter 70 MHz para Banda C.

Em um up converter 70 MHz para Banda C, ele utiliza internamente no mínimo 2 conversões.

Primeiro ele entra com o sinal em 70 MHz, um oscilador Fixo em Banda L, estes sinais entram em um Mixer. O Mixer é um dispositivo que possui 2 entradas e 1 saída, e funciona da seguinte maneira. Uma das entradas é o seu sinal (IF), do qual você quer somar ou subtrair uma frequência, a outra entrada é o do oscilador local interno do equipamento (LO). Na saída nós teremos a soma e a subtração destes dois sinais (RF). Por exemplo

Sinal de Entrada (IF): 70 MHz

Oscilador Local (LO): 1330 MHz

Saída (RF): 1400 MHz e 1260 MHz

Deste modo na saída do mixer são utilizados filtros para selecionar apenas um destes sinais e não ter interferências.

Na sequencia acontece o mesmo processo com este sinal convertido em banda L. Ele entrará em um mixer, porém com a diferença que o Oscilador Local Utilizado variável e não fixo, por este motivo através de um sinal fixo em 70MHz você consegue gerar um sinal em toda a banda C de transmissão 5850 – 6425 MHz. Quando você seleciona uma frequência nesta faixa, na realidade você está alterando a frequência do segundo oscilador local, que muda a frequência de saída do mixer.

Agora quando utilizamos o up converter Banda L para Banda C, a conversão é fixa. O sinal de entrada em banda C que varia, porém o valor do oscilador local é fixo, normalmente o oscilador local utilizado é 4900 MHz.

559 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page